Há algum tempo não publico posts sobre dicas de ferramentas para jornalistas de dados. Existem tantos colegas fazendo isso ultimamente que acabei acompanhando o trabalho deles e esquecendo de compartilhar o que tenho visto por aí. Bem, nunca é tarde para reiniciar as publicações com dicas.

Hoje apresento duas ferramentas bem poderosas para produzir uma boa variedade de gráficos e mapas. Vamos lá.

FLOURISH

A primeira dica é o Flourish. A ferramenta é gratuita e permite que você produza belos gráfico e histórias a partir de dados com apenas alguns cliques. Considero essa uma das alternativas mais interessantes no campo do jornalismo de dados atualmente.

Além de gráficos, é possível produzir mapas no Flourish, inclusive do Brasil. A ferramenta já é adotada por grandes redações pelo mundo e pela comunidade de jornalistas de dados aqui no Brasil. No vídeo, feito pelo professor Alberto Cairo, você aprende noções básicos para manusear a ferramenta. Mas se preferir, é possível com alguns horas de estudo aprender no Flourish mesmo como subir os dados, incluir títulos, legendas, ou deixar o gráfico do jeito que você achar mais bonito. É possível baixar as imagens ou embedar os gráficos responsivos no seu site.

DATAWRAPPER

Outra ferramenta também bastante usada é o Datawrapper. Ele existe há pelo menos seis anos. Iniciou totalmente gratuito, depois passou por algumas mudanças, com o fechamento de alguns serviços, mas logo depois voltou a ter muitas funcionalidades gratuitas.

O passo a passo para subir os dados e produzir os gráficos é bem intuitivo. É possível também produzir mapas interativos, baixar as imagens ou utilizar o código do gráfico para embedar no seu site. O designer do Datawrapper não deixa nada a desejar. Ele também tem sido usado por grandes redações e jornalistas de dados em vários países.